quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A motivação, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança


O estudo da motivação representa a busca de explicações para o próprio objeto da Psicologia: o comportamento humano. Por que as pessoas se comportam desta ou daquela maneira? A busca das razões está apenas no seu início; não existe, ainda, uma compreensão completa deste tema tão empolgante. não motivação é algo que possa ser diretamente observado; inferimos a existência de observando o comportamento. Um comportamento motivado se caracteriza pela energia relativamente forte nele dispendida e por estar dirigido para um objetivo ou meta.

Estudar não significa apenas acumular informações sobre o processo de ensino – aprendizagem. Significa, antes de tudo, desenvolver a capacidade de questionamento e de experiências com relação a essas informações. Para que o professor não se torne falho em sua profissão, ele deve saber questionar e avaliar a realidade em que se atua. È importante também, que ele aprenda a refletir a partir deste contexto, ao escolher os caminhos para a motivação da aprendizagem na escola. O problema da motivação exige que o professor se torne um agente de mudanças sociais.

Sabemos, no entanto, que isso não é fácil. O professor geralmente, se identifica com determinada classe social, cujos valores procura transmitir aos alunos. Inicialmente convém salientar que a aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. As informações são importantes, mas precisam passar por um processo muito complexo, a fim de se tornarem significativas para a vida dos alunos. Todas as informações, todos os dados da experiência devem ser trabalhados, de maneira consciente e crítica, por quem os recebe.

Vigotski e Piaget têm parte de sua obra dedicada às questões escolares. A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro, aquele que nos fornece os significativos que permitem pensar o mundo a nossa volta. Veja bem Vigotski defende a idéia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa ou recebemos influência externa.

A escola surgirá, então, como lugar privilegiado para este desenvolvimento, pois é o espaço em que o contato com a cultura é feito de forma sistemática, intencional e planejada. O desenvolvimento – que só ocorre quando situações de aprendizagem o provocam – tem seu ritmo acelerado no ambiente escolar. O professor e os colegas formam um conjunto de mediadores da cultura que possibilita um grande avanço no desenvolvimento da criança. O contato e o aprendizado da escrita e das operações matemáticas fornecem a base para o desenvolvimento de processos internos altamente complexos no pensamento da criança. O aprendizado, quando adequadamente organizado, resulta em desenvolvimento mental, pondo em movimento processos que seriam impossíveis de acontecer.

BIBLIOGRAFIA

BRAGHIROLLI, Elaine Maria et all. Psicologia Geral. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.


BOCK, Ana Mercês Bahia et all. PSICOLOGIA – Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva.


SCHULTZ, Duane P. e Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 1992. (v.5)

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